domingo, 27 de fevereiro de 2011

Exposição em Araras


RETRATOS

Gabriela Bardy é uma artista de volumes e de transformações. Na mente dela cabe o mundo todo transformado a cada momento. Em suas mãos tudo ganha forma como a delicadeza de uma carícia. Vinda de uma formação de cenografia, alinhavada com a experiência da arte dos bonequeiros e da escultura feita de barro queimado no forno, assim como suas experiências na cozinha. Gabriela também é uma cozinheira de mão cheia. Tudo isso se mescla para temperar a exposição RETRATOS, onde a artista explora a técnica da colagem, indo além do próprio papel. Em cada retrato, Gabriela cobre de papel e texturas para revelar a figura, surgindo assim a poesia de sua obra, que se desnuda aos olhos do espectador.

Nessa exposição é possível ver, através de um olhar atento, as sobreposições, as transparências e o processo de construção de cada retrato. Cada um tem uma história, cada um contém a ideia de tempo. Através de suas lembranças, de rostos familiares. Gabriela retalha e reordena as imagens, com papel rasgado, tecidos, criando volumes e transformando em ordem o que é desordem no mundo das emoções.

Gabriela é uma colecionadora de tecidos e estampas. Muitos dos retratos surgiram de desenhos incompletos, imperfeitos.  Em suas palavras: “reconstruo ou elaboro minha visão dessas figuras que retrato, pessoas queridas, ideias, sentimentos, desenhos antigos que empapelei, ou, às vezes, parto da própria estampa. Enfeito e encho de flores; é um carinho, e uma reverência.” Como no quadro em que retrata a mãe. Primeiro ela retratou a saudade, mas a reconstrução ou a construção de um novo tempo, através de novos símbolos retira a melancolia, deixando apenas a parte boa. Segundo a artista, uma forma de terapia.

Dessa forma, a arte de Gabriela Bardy é cura e transformação. Quem tiver no olhar a poesia será capaz de ver em seus retratos, o amadurecimento, como quem se retrata com o passado para seguir em frente e firmar um contrato de felicidade com o de agora em diante.

Nenhum comentário: